“Hajime no ippo”
Muito mais do que um anime de esporte, Hajime no Ippo é um anime sobre o espírito de luta. Não só uma luta de golpes, mas uma luta mais profunda dentro de nós mesmos: a superação. É uma mensagem abordada continuamente ao longo do anime, uma lição sobre não desistir e se levantar mesmo após inúmeras quedas. Por isso engana-se quem pensa que se trata apenas de boxe. Porém, quem realmente não gosta de shounens não irá se simpatizar tanto.
A história conta a vida de Ippo, um estudante tímido, de poucos amigos e que apanha constantemente de valentões. Na maior parte do tempo, ele ajuda sua mãe com o negócio de pesca que gerenciam, alugando barcos e tudo mais. As coisas mudam quando Takamura Mamoru, um boxeador dos pesos-médios, passa e vê Ippo apanhando. Não gostando daquilo, dá uma “lição” nos valentões e ajuda Ippo, levando-o em seguida para o ginásio de boxe no qual treina. Quando recupera a consciência, Ippo, meio surpreso, lembra-se do ocorrido e tenta ir embora se sentindo péssimo por ser tão “fraco”. Então Takamura coloca um desenho no saco de areia de um dos garotos que estavam batendo nele e pede a Ippo para socá-lo com tudo que puder, pois se sentiria melhor depois disso. É aí que Ippo surpreende a todos com sua verdadeira força e, assim, inicia sua jornada para chegar ao topo, levantando várias questões em seu percurso e superando um desafio de cada vez.
Falando rapidamente do mangá, não se pode deixar de citar que o mesmo já passou dos seus 1163 capítulos e possui mais de 100 volumes, sendo publicado desde 1989! Oras, um mangá que é mais velho do que eu e aguenta tanto tempo de publicação assim merece pelo menos um pouco de atenção, não? Principalmente nos dias de hoje, que diversos mangás “antigos” têm sido finalizados no Japão. Não possui os melhores traços do mundo, mas são apropriados para o estilo do mangá.
Ippo - após mangá
Mas voltando o anime, sua primeira temporada foi ao ar em 2000 e terminou em 2002 com 76 episódios. Em 2003 foram lançados um OVA e um especial que cobriam mais um pouco do mangá. No entanto, por muitos anos parou por aí. Somente em 2009 fomos ter uma continuação, Hajime no Ippo: New Challenger, que acrescentou mais 26 episódios à série. Em outubro de 2013, quatro anos depois, tivemos a terceira temporada, Hajime no Ippo: Rising com 25 episódios emocionantes. Essa grande pausa entre as temporadas é o que mais me incomoda, pois é um mangá que tem bastante conteúdo para ser animado e as interrupções acabam enfraquecendo a popularidade do anime. Por isso, como muitos outros animes, temo que não tenhamos um final igual ao mangá ou sequer tenhamos um final com cara de final. No entanto, não significa que não há como aproveitar um dos melhores animes que assisti na vida.
Mais clichê que possa parecer quando falo isso, todos os episódios realmente passam voando. A atmosfera do anime sabe balancear perfeitamente entre momentos leves e momentos de tensão, fazendo você grudar os olhos na tela a cada cena. A comédia é super divertida e às vezes bem mais engraçada do que alguns animes do gênero que já vi. Possui até mesmo um pouco de romance para o próprio Ippo e outros personagens. Mas como comentar as lutas de maneira digna? Acho que se eu tivesse de escolher uma palavra para defini-las, seria… Extraordinárias. É possível sentir o impacto dos potentes socos dos personagens. Apesar de tentar se manter fiel à realidade, com golpes existentes, treinamentos efetivos e até mesmo citando boxeadores famosos como o próprio Mike Tyson, Hajime no Ippo não deixa de ser anime e em muitas ocasiões a velocidade e força dos boxeadores parece exceder os limites humanos, mas nada disso tira todo o brilho das lutas.
Pode parecer cansativo ler apenas elogios, mas seria pecado terminar sem mencionar a carisma que todos os personagens possuem. São, em sua maioria, cativantes a não ser raras exceções (principalmente um boxeador americano que conseguiu tirar Takamura do sério). Alguns adversários do Ippo são tão envolventes que em certos momentos eu me via torcendo contra o personagem principal do anime. Entre eles, preciso citar (Alexander Volg Zangief, um boxeador russo com uma história realmente comovente amo esse personagem. Eu poderia falar muito mais sobre outros personagens como Miyata Ichirou, Sendo Takeshi, Date Eiji e entre outros, mas são tantos que se tornaria extenso demais.
Por fim, muita gente pode ter certo preconceito com a animação por ser antiga, mas foi feita pela aclamada Madhouse e não deixa a desejar, muito menos em seus momentos de ação. Em Hajime no Ippo: New Challenger pode-se notar a óbvia evolução dos gráficos, o que empolga muito mais. Aliada a uma trilha sonora memorável desde as aberturas aos encerramentos, as músicas inseridas durante as lutas podem fazer você querer pular da cadeira e começar a praticar boxe aí mesmo.(Eu comecei a praticar boxe depois de ver este anime).
Abertura Hajime No Ippo New Challeger
OVA: HAJIME NO IPPO - MASHIBA VS. KIMURA
Hajime no Ippo:Filme Champion Road
Makunouchi Ippo é o novo campeão dos Pena do Japão e agora está pronto para sua primeira defesa do título. Seu oponente, o ex-Jr. campeão dos Pena e um estudante de medicina, Sanada Kazuki. Além dessa disputa, Sanada está sendo treinada pelo ex-rival de Kamogawa, Hama Dankichi. O que piora as coisas é que Sanada trabalha no mesmo hospital onde Kumi é uma enfermeira e todos no hospital querem Sanada para ganhar. Não só Ippo tem que defender seu título, ele tem que recuperar o seu amor.
Principais golpes de Ippo:
Liver Blow:
Gazelle punch:
Dempsey roll:
Primeiro encerramento:
Essa musica fez seus olhos escorrerem rs!
Desde Super Campeões que eu não assisto um anime relacionado a esportes, sem dúvidas Hajime no Ippo me surpreendeu, mesmo rolando aquela coisa clichê no início Hajime no Ippo vai muito além disso e estou extremamente ansioso pela 4ª temporada. Não se espante caso você comece a fazer a postura peek-a-boo ou até mesmo arriscar um soco no ar depois de assistir o anime ou acompanhar o mangá, caso você goste de animes e artes marciais Hajime no Ippo é um anime obrigatório para você! E caso você goste apenas de anime ou só goste de artes marciais é um bom momento para você conhecer um pouco da cultura dos quadrinhos orientais ou das artes marciais ocidentais. Não se assuste pelo mangá ser longo, quando você começar a acompanhar vai acabar é achando pouco! Sem dúvidas eu recomendo Hajime no Ippo!
FIM
Porra mano o melhor anime que já assisti muito bom
ResponderExcluirBom trabalho com essa matéria muito top kimura 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirValeu muito obrigado Higor Silva
Excluir