Shurato
O anime conta a história de Shurato, um garoto de 16 anos, que foi transportado ao “Mundo Celestial” e luta contra os deuses de Asura.
Baseado na mitologia budista e hinduísta, o anime apresenta três diferentes mundos; Mundo de Asura (traduzido no Brasil para Asra), Mundo dos Humanos e o Mundo Celestial. A proteção do Mundo Celestial vem da deusa da harmonia Vishnu e seus 8 guardiões celestiais. Juntamente com Vishnu havia um deus da criação chamado Brahma, morto em uma guerra milhares de anos atrás. A deusa da destruição Shiva é apresentada como o vilão supremo da trama que controla os guardiões de Asura.
A trama se inicia quando dois melhores amigos de infância, dois lutadores Shurato Hidaka e Gai Kuroki são teletransportados para um mundo paralelo, o Mundo Celestial. Shurato conhece a espevitada Rakesh e logo em seguida e atacado violentamente por Gai, que parece estar sendo controlado por alguma força maligna, pois além de ser seu amigo, Gai era uma pessoa muito pacifica. Após, o confronto Shurato é levado até Vishnu que explica a situação revelando que ele é um dos 8 guardiões celestiais, o Rei Shura. Os Guardiões Celestiais são 8 guerreiros nominados como Reis e eram protegidos por Deuses menores Hindus, apresentando o poder da energia Souma (ou sohma) e as armaduras conhecidas como Shakti.
PERSONAGENS
Shurato – o Leão Branco
Shurato Hidaka (no original: 日高秋亜人, Hidaka Shurato), também conhecido como Shurato, o Rei Shura (修羅王シュラト, Shura-ō Shurato, lit. Shurato, o Rei Asura) é o personagem principal do anime, foi transmigrado para o Mundo Celestial com seu amigo Gai. É fiel a todos os seus amigos e sempre se recusa a ter de lutar com Gai. Mais tarde descobre ser o Sucessor de Brahma (chamado de Brafma na dublagem brasileira), Deus hindu da criação. Possui uma personalidade temperamental e infantil, agindo às vezes por impulso ou por pura irresponsabilidade. Quando chega ao Mundo Celestial, não tem domínio algum do sohma, mas graças a ajuda de Salas e Mayuri (servos diretos de Vishnu), ele aprende a controlar seu poder. Apesar de não admitir, ele ama Rakesh, a ponto de dar a vida pela garota. Seus combates mais marcantes foram contra Kundalini de Akumamyou, contra o Mestre Indra e contra seu melhor amigo, Gai, o Rei Yasha. Depois de salvar Vishnu, Shurato recebe a missão de conseguir o shakti deBrahma, mas percebe que teria de enfrentar seu amigo Gai mais uma vez. Descobre que quando Gai e Shurato foram transmigrados para o Mundo Celestial, Shurato descobre que Gai sofre uma lavagem cerebral, se torna uma marionete de Shiva. Durante a luta, quase libera o soma negro, como também salva Gai, que morre e também derrota Shiva e se funde a Shurato. De volta a Terra, Shurato descobre que seu amigo Gai que tinha se fundido a ele se separou dele e sofre de amnésia e tem de proteger de Scrimil, o Deus da Harmonia.
Gai, o Lobo
Gai Kuroki (no original: 黒木凱, Kuroki Gai), também chamado de Gai, o Rei Yasha (夜叉王ガイ, Yasha-ō Gai, lit. Gai, o Rei Yaksha), também sucessor de Brahma. e antagonista principal inicialmente. Logo que chega ao mundo celestial é dominado pelo poder do Sohma negro,que foi colocado nele por Shiva e passa a lutar contra Shurato. Na Terra, Gai era o melhor amigo e rival esportivo de Shurato. Na Terra. É derrotado por Shurato na luta contra as forças de Asura. . Acaba meio que se fundindo ao espírito do amigo para guiá-lo ao caminho da luz . No OVA, quando Shurato é mandado de para a Terra, Gai se separa dele e comeca a ter amnésia. Recupera sua memória e salva os seis guerreiros celestiais que foram presos por Scrimil, como também o confronta. Durante a série, Mina, a irmã de Gai queria muito a volta de Gai, que também foi responsável por criar a entidade do Deus da Harmonia Scrimil, mas Shurato e Gai a livram da dúvida e mostram o bom caminho. No final, os oito guardiães celestiais ficam sem como voltar ao Mundo Celestial.
Leiga, o rei Karla
Leiga, o Rei Karura (迦楼羅王レイガ, Karura-ō Reiga, lit. Reiga, o Rei Garuda), também adaptado erroneamente como "o Rei Karla" na dublagem, é um personagem altamente vaidoso, esperto, muito brincalhão e foi o que mais desenvolveu amizade com Shurato. Alia-se primeiramente a tropa de Gai, porém, com uma certa desconfiança sobre este e o mestre Indra. Após confirmar suas suspeitas,se junta ao grupo de Shurato. Mesmo com traços afenimados (andrógino), Leiga gosta mesmo de galantear as garotas, em especial a Rakesh, para bronca de Shurato. Seus poderes são baseados em ataques com penas, tanto ofensivos, como a técnica da Visão Voadora, que consiste em buscar a visão além do alcance. No OVA, Leiga vive como um entregador na Terra. Rakesh revela aos guerreiros do tal Deus da Harmonia na Terra e manda os 7 guardiães na Terra. Leiga é iludido por crianças, que possuem a aparência de Scrimil, mas Leiga vence a ilusão, mas acaba sendo capturado por Scrimil. No final, é salvo por Gai.
Ryuma, o Rei Dragão
Ryuma, o Rei Dragão (龍王リョウマ, Ryū-ō Ryōma, lit. Ryōma, o Rei Dragão), é fiel amigo de Hyouga, é o mais forte entre os guardiões e o primeiro a se unir a Shurato e Hyuuga. Apesar de parecer ser o mais tímido é o primeiro a se casar. É determinado e sua arma é uma lança, na qual pode desferir golpes em alta velocidade. Na revolta de Indra, se sacrificou para derrotar Akalanata de Fudomyou, atingindo-o em seu ponto fraco. Logo volta à vida pelas mãos de Vishnu para combater as forças de Asura. No OVA, Ryuma vive como artista de tv com Hyouga e usa o nome de Tanaka. Rakesh revela aos guerreiros do tal Deus da Harmonia na Terra e manda os 7 guardiães na Terra. Durante a série, Hyouga e Ryuma são capturados por Scrimil, mas acabam sendo salvos por Gai.
Hyouga, o Rei Celestial
Hyouga, o Rei Celestial (天王ヒュウガ, Ten-ō Hyūga, lit. Hyūga, o Rei Celeste). Amigo inseparavel de Ryuma, foi o primeiro a se tornar amigo de Shurato. Era o assessor direto de Vishnu e foi um dos testemunhos da traição de Indra, pegando-o em flagrante. Era amigo de infância de Mariichi também e testemunhou a sua morte após este sucumbir diante de Lenge, devido ao mal das bolhas vermelhas. Meses após a queda de Indra, ele se junta a Shurato e seus amigos na luta contra Shiva. Parece sentir algo por Lenge também. No OVA, Hyouga vive como artista de tv com Ryouma e usa o nome de Itsuki. Rakesh revela aos guerreiros do tal Deus da Harmonia na Terra e manda os 7 guardiães na Terra. Durante a série, Hyouga e Ryuma são capturados por Scrimil, mas acabam sendo salvos por Gai.
Lenge, a Rainha Nahla
Lenge, a Rainha Nahla (那羅王レンゲ, Nāra-ō Renge, lit. Renge, a Rainha Unicórnio). E a única mulher entre os guerreiros celestiais. Acreditava plenamente no mestre Indra, por quem era apaixonada, rejeitando os sentimentos de Mariichi de Marishi-Ten, que era apaixonado por ela e grande amigo de Hyuuga. Foi derrotada pelo rei celestial, mesmo sabendo da verdade sobre o seu amado. Parece sentir algo em relação a Hyouga, meses depois da queda de Indra. No OVA, Lenge vive como garçonete. Rakesh revela aos guerreiros do tal Deus da Harmonia na Terra e manda os 7 guardiães na Terra. Durante a série, Lenge enfrentra uma cópia de si mesma, mas a derrota e desaparece nos braços de Shurato e é capturada por Scrimil, mas acaba sendo salva por Gai.
Kuuya, o Rei Dappa
Kuuya, o Rei Dappa (闥婆王クウヤ, Dappa-ō Kūya, lit. Kūya, o Rei Bubalus) chamado de Kennya na dublagem brasileira, o Guardião que mais desenvolveu o poder do Sohma. De expressão séria e disciplinar, Kuuya é o único que consegue neutralizar seu sohma na Caverna do Luar (além de neutralizar o sohma de seus companheiros). Foi o único além de Shurato, Hyouga, Rakesh e Ryuma que acreditou na palavra de Leiga, quando este mostrou-lhe a verdade sobre Indra. Porém, devido aos ferimentos do combate com seu amigo, acaba morrendo, no mesmo instante em que sua pequena irmã morrera do mal das bolhas vermelhas. Ressuscitou pelas mãos de Vishnu para combater o exército de Asura. No OVA, Kuuya vive como vidente. Rakesh revela aos guerreiros do tal Deus da Harmonia na Terra e manda os 7 guardiães na Terra. Durante a série, Kuuya acaba sendo capturado por Scrimil, mas acaba sendo salvo por Gai.
Dan, o Rei Hiba
Dan, o Rei Hiba (比婆王ダン, Hiba-ō Dan, lit. Dan, Rei Rinoceronte). É o mais violento entre os guardiões. Quando era jovem, acreditava que a força bruta era a que determinava quem era o mais poderoso, mas após receber conselhos sábios de Vishnu, determinou-se a defende-la. Perdeu para Shurato, mas voltou a vida e se uniu a ele na luta contra as forças de Asura. No OVA, Dan vive como operador de obras, como também corteja Shurato e Mina, irmã de Gai, ocasião na qual o próprio Shurato ficou sem jeito. Rakesh revela aos guerreiros do tal Deus da Harmonia na Terra e manda os 7 guardiães na Terra. Durante a série, Dan é capturado por Scrimill, mas acaba sendo salvo por Gai.
Rakesh
Lakshu de Houraisan (蓬莱山のラクシュ, Hōraisan no Rakushu), conhecida como Rakesh na dublagem, é uma bela garota de 16 anos que vivia no monte Hurai. Ela é a primeira pessoa com quem Shurato entra em contato, e de uma maneira bem peculiar, Laksh beija Shurato para despertá-lo. É a namorada de Shurato (apesar de ele não assumir) e sucessora de Vishnu, despertando seu poder logo após a morte natural da Deusa. Ela está sempre alegre e é bem romântica nunca se separa de seu bichinho de estimação Mii (juntando o nome dos dois, se forma o nome da deusa Lakshmi). Mesmo dando uns puxões de orelha em Shurato, Laksh demonstra que o ama muito, a ponto de dar sua vida pelo rapaz, como aconteceu na luta contra Kundalini, da tríade do demônio. Com a queda de Vishnu, Laksh assume o posto de deusa. No fim da série, seu grande poder foi capaz de libertar Shurato do soma negro. No OVA, Laksh manda os 7 guerreiros celestiais para a Terra achando que tivesse uma outra entidade achando que fosse outro Deus da Harmonia. Possui a capacidade de criar réplicas de si mesma e a manda para Terra, como também foi essencial para ajudar Shurato encontrar o esconderijo de Scrimil. Seu tempo na Terra possui um tempo limitado.
Tudo parecia andar normalmente até que Indra, atual comandante dos guardiões, trai Vishnu transformando-a em pedra, a fim de libertar o sohma negro. Um plano de destruição criado pela deusa Shiva. Apontado por Indra como traidor, Shurato se vê obrigado a fugir. Ajudado por Leiga, o Rei Karla (também chamado de Shun com voz de Seiya), o poderoso Hyuuga, o Rei Celestial, o valente Ryoma, o Rei Dragão. Enganados, os outros guardiões enfrentam o grupo de Shurato e lutam entre si até a morte.
Batalha após batalha, perda após perda, Shurato se firma com um excelente guerreiro, indo em direção à batalha final contra a deusa Shiva e se aproximando de um grande segredo: Shurato e Gai são os sucessores do deus da criação Brahma, e por isso precisam se unir em um só corpo.
Batalha após batalha, perda após perda, Shurato se firma com um excelente guerreiro, indo em direção à batalha final contra a deusa Shiva e se aproximando de um grande segredo: Shurato e Gai são os sucessores do deus da criação Brahma, e por isso precisam se unir em um só corpo.
Shurato foi criado por Hiroshi Kawamoto e teve 6 volumes em mangá lançados entre 1989 a 1990 gerando 38 episódios de animação lançados entre 6 de abril de 1989 até janeiro de 1990.
A qualidade da animação se comparava aos concorrentes da época como Samurai Warriors e Cavaleiros do Zodíaco, também dublados pela Gota Mágica. Seu enredo era bem estruturado e objetivo. Um grande clássico dos anos 90.
1. A música de abertura no Brasil, que é umas das mais bem interpretadas dentre os animes e a letra é fácil de decorar, mesmo após anos sem passar na TV, é inesquecível. Quem nunca ouviu em parte da abertura “Keep on Shooting, shooting” e cantava “e com chute, chute”. Sim, eu fazia isso até umas duas semanas atrás! XD
2. O que poucos conhecem é que o final de Shurato só foi mostrado no OVA “Sōsei e no Antō” (O Segredo sobre a Criação), composto por 6 episódios lançados entre o final de 1991 e começo de 1992.
3. Leiga, era o Rei Garuda (deus com cabeça de ave e corpo humano), porém foi mudado no Brasil para Karla por motivos desconhecidos. Anos mais tarde, Garudamon surgiu em Digimon, não tendo seu nome alterado.
4. Brahma era chamado de Brafma, para destoar da cerveja de mesmo nome e não induzir as crianças a beber álcool.
5. A relação com CDZ é realmente parental: Shurato (E Samurai Warriors) veio para sanar o desejo do publico de mais guerreiros de armadura.
6. Durante todos os episódios palavras mágicas era ditas antes de cada golpe. O mantra era a forma de liberar o soma e assim utilizar seus golpes mais poderosos. O mantra mais famoso é do próprio Shurato “On Shura Sowaka” usado para ativar o Shakti
7. O OVA de Shurato traz a luta para o Mundo dos Homens contra um novo Deus da Harmonia, Scrimil.
8. Os três mundos citados no inicio da matéria, são parte dos 6 mundos aos quais Shaka envia seus oponentes no seu ataque Ciclo das Seis Existências.
Akalanata de Fudoumyou
"Melhor vilão"
the end